Angola

PORTO DO LOBITO, ANGOLA

Simulacro testa positivamente capacidade do Corpo de Bombeiros

Os Bombeiros do Porto do Lobito realizaram, há dias atrás, com sucesso, um exercício de resposta a um derrame de combustível no recinto Portuário.

O simulacro, que congregou 20 efetivos visou testar a capacidade real de resposta do corpo de Bombeiros do CVAP a eventualidade de um acidente naquela infraestrutura, tendo por base um cenário de derrame provocado por uma queda imprevista na descarga. No exercício, o derrame extravasava o local para uma área de mercadorias contentorizadas.

Ao final da exibição, Leonardo Segunda, Director da Segurança Portuária, do Porto do Lobito, adiantou que a resposta tinha correspondido às expectativas, demonstrando uma vez mais existirem condições para a primeira resposta a um acidente desta natureza.

O responsável, falando em nome das entidades envolvidas, explicou que, após o alerta, os meios humanos e materiais estavam no terreno a pouco menos de 3 minutos após a ocorrência.

Adiantou que o simulacro teve por base um cenário cuja probabilidade de ocorrência é diminuta, mas que permitiu testar sobretudo a cooperação e eficácia das várias entidades envolvidas.