Brasil

BRASIL

Começa dragagem do Porto de Ilhéus

A dragagem do canal de acesso ao Porto de Ilhéus, que vai permitir a atração de navios de maior porte, já foi iniciada. A draga Lígia, da Ster Engenharia, vencedora da licitação realizada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), iniciou os serviços na última sexta-feira (14), com prazo previsto de conclusão em dois meses.

A obra representa um investimento da ordem de R$ 3 milhões, 442 mil, provenientes de recursos próprios da Codeba, além de outro R$ 1 milhão, 147 mil em ações preventivas e de monitoramento ambiental, através de contrato firmado com a empresa BMA. Com a dragagem, o canal de acesso ao porto, que atualmente é de 8,20 metros, voltará para a sua profundidade original de 10 metros, permitindo aa atracação com capacidade maior de operação de cargas.

Além de possibilitar uma movimentação maior de cargas, a dragagem vai permitir também ao Porto de Ilhéus, diversificar os produtos movimentados. Um exemplo, citado pelo presidente da Codeba, José Rebouças é em relação à safra de grãos do Oeste, cujo embarque se torna viável através de Ilhéus, com a possibilidade do porto receber embarcações com calado maior.