Lazer

CAPITÃO PHILIPS

Somali Barkhad Abdi nomeado para Melhor Actor Secundário

A história dos Óscares tem uma tradição de nomeados a Ator Secundário com pouca ou mesmo nenhuma experiência de representação. O somali Barkhad Abdi, que interpreta o líder dos sequestradores do barco comandado por Tom Hanks em Capitão Phillips, de Paul Greengrass, é, este ano, o rosto dessa tradição.

Nascido em Mogadiscio em 1985 e radicado nos EUA desde 1999, Abdi já foi empregado de balcão, motorista e atualmente realiza telediscos. No papel do pescador empurrado para uma tosca e desesperada pirataria moderna pela pobreza e pelos senhores da guerra, ele incarna e transmite o drama de muitos compatriotas seus com uma verdade crua e imediata. Como se soubesse que esse poderia ter sido porventura o seu destino, se tivesse ficado no seu país.

Barkhad Abdi chega aos Óscares após ter sido nomeado para os Globos de Ouro na mesma categoria, e tendo acabado de ganhar o Bafta de Melhor Ator Secundário. Já recebeu também prémios da crítica, como o do Círculo de Críticos de Cinema de Londres ou da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston.

continue a ler aqui