APLOP em foco
Assinado acordo para a construção da ferrovia que ligará Copperbelt, na Zâmbia, à linha de Benguela
Uma linha ferroviária com uma bitola japonesa de 590 km vai ligar Chingola, no coração da antiga província de Copperbelt, na Zâmbia, à fronteira de Angola. A linha ferroviária será construída com base numa parceria entre os sul-africanos da Grindrod e os zambianos da Northwest Rail Company em duas fases - na primeira, irá estender-se desde Chingola até às minas de Kansanshi, Lumwana e Kalumbila (uma via de 290 km) e, na segunda, ligará à linha de Benguela na fronteira da Zâmbia com Angola, perto do Jimbe.
O objectivo da primeira fase é oferecer apoio ao tráfego de minérios existentes e de cobre acabado e o da segunda fase é abrir um corredor directo até ao Lobito, o qual irá permitir que a Zâmbia, um país sem costa marítima, importe petróleo directamente de Angola, e estimulando ainda uma maior actividade mineira na região de Copperbelt Ocidental.
‘A Cooper Railway’ vai ser construída, operada e mantida pela parceria estabelecida entre a Grindrod Limited e a Northwest Rail Company Limited (NWR), anunciada esta Terça-feira.
Os direitos exclusivos de construção, operação e manutenção foram concedidos à NWR, uma empresa zambiana, pelo Governo da Zâmbia em Julho de 2006. O acordo assinado Terça-feira irá permitir que as partes concluam o estudo sobre a viabilidade bancária actualmente em curso.
continue a ler aqui
|