Angola
ANGOLA
Porto do Lobito terá novo cais construído pela Sonamet
A Sonamet, empresa participada da Sonangol que fabrica estruturas metálicas para a exploração petrolífera, vai investir 56,1 milhões de dólares na construção de um novo cais no seu estaleiro no Lobito, Benguela, de acordo com o jornal angolano Expansão.
O jornal cita o diploma presidencial que aprovou o contracto de investimento para afirmar que com o investimento anunciado a empresa pretende começar a construir estruturas metálicas para a actividade petrolífera em águas profundas.
A Sonamet perdeu perto de 80 metros do seu cais (com cerca de 200 metros) devido à construção naquele porto de um terminal de contentores, indo o novo cais, adjacente ao actualmente existente, permitir a atracação de navios de grande porte, pelo que a empresa poderá fabricar estruturas que, de outro modo, teriam de ser importadas.
A maior parte do investimento, cerca de 30 milhões de dólares, será obtida através da contracção de empréstimos junto da banca nacional, sendo a parte restante realizada através da aplicação de fundos próprios.
O investimento no novo cais, com uma extensão de 320 metros e capacidade para transferir estruturas com mais de cinco mil toneladas, vai criar um valor acrescentado bruto de 117,4 milhões de dólares, devendo metade da obra ficar concluída ainda este ano.
A Sonamet – Sociedade Nacional Metalúrgica é detida pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), com 40% e pela Subsea 7, empresa registada no Luxemburgo e com sede em Londres, com 55%, estando os restantes 5% dispersos por outros accionistas.
fonte
|