Brasil

BRASIL

Rio Grande recebe Comitiva Cubana do Porto de Mariel

 O Porto do Rio Grande recebeu uma comitiva de dirigentes cubanos do Porto de Mariel. A missão foi coordenada pelo cônsul de Cuba para Assuntos Comerciais, René Capote Forzate, e pelo diretor de Avaliação de Negócios da Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) Mariel, Oscar Pérez-Oliva Fraga. O grupo foi recepcionado pelo diretor-superintendente do Porto, Dirceu Lopes.

Acompanharam também a comitiva o assessor especial da Secretaria de Portos da Presidência da República, José Nilton Barbosa, e o diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Alexandre Stolte.

A missão teve início com uma visita ao terminal Termasa, onde os dirigentes cubanos assistiram a uma palestra do superintendente do terminal de grãos, Guillermo Dawson. Nesta quarta, o grupo reuniu-se com o prefeito Alexandre Lindenmeyer. "Esta é uma delegação representativa para conhecer as potencialidades da cidade. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado brasileiro que mais exporta para Cuba, sendo o primeiro em grãos e o segundo em calçados", afirmou o prefeito.

Após, no salão nobre da prefeitura, o diretor da ZED Mariel, Oscar Fraga, realizou uma apresentação para a comunidade portuária e empresarial de Rio Grande com o título "A Zona Especial de Desenvolvimento do Porto de Mariel e sua importância para o desenvolvimento social e econômico de Cuba: oportunidade para as empresas do Brasil”.

Depois, a comitiva dirigiu-se para o Porto Novo, para uma visita por água pelo complexo portuário. Após, os dirigentes cubanos puderam conhecer a estrutura dos terminais de grãos Tergrasa, Termasa, Bianchini e Bunge.

Avaliação da missão cubana a Rio Grande
Na opinião do diretor da ZED Mariel, o aprendizado adquirido será muito útil para o setor portuário cubano. "Tivemos uma impressão muito interessante que nos permitiu aprender o principal processo para a manipulação, transporte, armazenamento e processamento de graneis”, disse Fraga.

Para o cônsul comercial de Cuba, a visita foi bastante produtiva para a comitiva. "Considero excelente a avaliação desta visita. Mostrou a potencialidade que tem Rio Grande e nos dá o exemplo de administração e funcionamento de como os projetos do porto gaúcho ajudam a melhorar o desenvolvimento econômico de Rio Grande. Esta missão será muito importante para Cuba pela experiência adquirida até aqui”, afirmou Forzate.

Para o superintendente do Porto, a visita dos dirigentes cubanos foi eficiente para o setor. "Discutimos processos cooperativos e de comércio exterior entre os dois portos e prospectamos oportunidades de negócios para empresas e comunidade portuária do Brasil. A visita foi altamente positiva”, avaliou.