Moçambique
MOÇAMBIQUE
Porto de Maputo terá novo terminal de carga a granel
O porto de Maputo, em Moçambique, será alvo de um investimento de 110 milhões de dólares norte-americanos, que serão aplicados em breve na construção de um novo e moderno terminal de carga a granel.
A iniciativa visa aumentar os actuais dois milhões de toneladas para pouco mais de oito milhões de toneladas de carga, com destaque para cereais e outros suprimentos alimentares, segundo o Plano-director do Porto de Maputo 2014/2015.
O programa prevê ainda a reabilitação de três cais adicionais para permitir uma gestão eficiente dos volumes crescentes de produtos a granel e “resolver a actual escassez de espaço no porto”, acrescenta o documento.
Refira-se que o concurso público para a realização dos trabalhos previstos foi lançado em 2013, apurou o Correio da manhã junto de fonte documental daquela infra-estrutura portuária.
O novo terminal de carga consta de um plano de investimento de cerca de 1,8 bilião de dólares norte-americanos que a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), concessionária do porto, prevê aplicar para melhorar todas as infra-estruturas do Porto de Maputo até 2033.
Refira-se que o Porto de Maputo integra os terminais de contentores, viaturas, carvão, açúcar, citrinos, bem como de cereais, alumínio e combustíveis.
fonte
|