Brasil

BRASIL

Calado do Porto de Santos elevado para 12,7 metros

A Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP estabeleceu, a 20 de maio, o novo calado operacional a ser praticado no Porto de Santos em 12,7 metros ao zero DHN para os trechos 1, 2 e 3. O trecho 4 permanece com calado operacional em 11,2 no zero DHN.

O calado foi autorizado pela Capitania dos Portos de São Paulo, a partir de batimetria realizada em março de 2014. A CODESP efetuou obra de dragagem emergencial em fevereiro em pontos críticos do Trecho 1, utilizando uma sobra de contrato existente à época.

Em 21 de janeiro de 2014, o calado operacional desse trecho foi reduzido de 13,2 metros para 12,3 metros no zero DHN, após identificação de pontos de assoreamento intenso no Trecho 1. Em função da alteração no calado do Trecho 1, os trechos 2 e 3 também tiveram suas profundidades reduzidas.

Nos meses de março e abril foram efetuadas novas intervenções em toda a extensão dos trechos 1 e 4. As batimetrias já foram protocoladas no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) que, após avaliação, encaminhará a proposta para homologação da Capitania dos Portos.

A expectativa da SEP e da CODESP é de que o calado operacional dos trechos 1,2 e 3 seja restabelecido em 13,2 metros no zero DHN a partir dessa nova batimetria, mesmo patamar em que se encontrava em janeiro de 2014.