Moçambique
MOÇAMBIQUE
Linha do Sena com capacidade por esgotar
A capacidade actual da linha de caminho-de-ferro do Sena, de cerca de 6,5 milhões de toneladas/ano, está longe de ser esgotada, garantiu o director executivo da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – Centro.
Cândido Jone disse ainda ao jornal Notícias, de Maputo, que a quantidade de carga que está reservada para cada empresa mineira não está a ser explorada na íntegra, tanto na linha como no terminal de carvão na Beira.
“Em 2013 estavam previstos 5,8 milhões de toneladas para todas as empresas mineiras mas só foram transportados 3,8 milhões de toneladas, o que representa 64% e significa que a capacidade ainda não foi alcançada”, disse Jone.
Aquele responsável disse também manter-se a previsão de 6 milhões de toneladas este ano, tendo em conta a entrada de uma nova operadora, a Minas de Moatize, cujos vagões já estão no porto da Beira.
Cândido Jone mencionou a atribuição pelo governo de uma concessão, actualmente na fase de engenharia financeira, para a construção de um terminal de carvão no porto da Beira com uma capacidade de 20 milhões de toneladas/ano à empresa indiana Essar Ports.
Este projecto teve início em 2011, quando o Sistema Ferroviário da Beira voltou à gestão da CFM, altura em que recorrendo a fundos próprios a estatal investiu 46 milhões de dólares para aumentar a capacidade da linha de Sena de 3 milhões para os actuais 6,5 milhões de toneladas/ano, dos quais seis milhões seriam para o carvão e 500 mil para carga geral.
fonte
|