Moçambique

MOÇAMBIQUE

Empresários chineses investem na construção naval

Empresários chineses, associados na empresa pesqueira Yi Nuo Lda, estão a investir na construção naval no distrito de Angoche, na província de Nampula, Moçambique.

Xiao Guang Han, sócio-gerente, disse ao jornal que as embarcações construídas no estaleiro naval reúnem os requisitos exigidos pelas autoridades marítimas moçambicanas para exercer a pesca semi-industrial, não obstante serem construídas em madeira.

As embarcações têm cerca de 20 metros de cumprimento e cinco de largura e podem transportar, de acordo com a capacidade dos motores, 10 toneladas de pescado capturado no alto-mar, sendo que a sua conservação é assegurada por equipamento de frio instalado em espaços previamente planificados.

A licença emitida pelas entidades moçambicanas do sector das pescas a favor da empresa Yi Nuo Limitada é para a captura de camarão, tendo Xiao afirmado que duas das quatro embarcações construídas já estiveram em faina no alto-mar por um período de oito dias, tendo atracado em segurança.

O sócio-gerente da Yi Nuo, Lda, disse ainda que os engenheiros navais e carpinteiros recrutados na China estão a ser progressivamente dispensados e substituídos por trabalhadores moçambicanos que receberam formação durante o período laboral.

fonte