Cabo Verde

Cabo Verde quer mais formação contra pirataria

O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, defendeu a formação de quadros dos países africanos para a promoção da segurança e combate ao terrorismo e pirataria.

Atualmente existem "novas formas de luta" sobre as quais é necessário "uma reflexão" da União Africana, afirmou Jorge Borges, presente na capital da Guiné Equatorial, para a 23.ª Cimeira da organização que representa os países do continente.

"A questão de segurança e de estabilidade é fundamental", porque "sem segurança e sem estabilidade não é possível falarmos em desenvolvimento" e existem "questões novas: há o terrorismo, há a pirataria marítima", afirmou à Lusa Jorge Borges, à margem dos trabalhos da cimeira que hoje termina.

Para isso, é necessário consolidar uma nova "arquitetura de defesa e segurança para a União Africana".

No caso de Cabo Verde, o país mostra-se confiante numa nova "estratégia para a segurança marítima", em que será necessário uma "maior comunicação entre os organismos a nível nacional não só no tratamento da informação mas na formação dos quadros para uma melhor prevenção", acrescentou o ministro.

fonte