Cabo Verde
HUMBERTO BRITO:
Cabo Verde pode tornar-se numa plataforma de prestação de serviços
O ministro do Turismo, Industria e Energia afirmou à Inforpress que os investimentos feitos no Porto da Praia vão permitir ao país melhorar a capacidade de serviço internacional tornando-se numa plataforma de prestação de serviços.
Humberto Brito falava durante a visita da nova directora – executiva do MCC, Millennium Challenge Corporation Dana Hyde, ao Porto da Praia para se integrar dos projectos do primeiro compacto e da implementação do segundo pacote no arquipélago.
Para o ministro do Turismo, Industria e Energia, essa visita veio demostrar que existe uma “Confiança” por parte dos Estados Unidos da América, um a vez que Cabo Verde é o único país a ser comtemplado com o 2º pacote e o primeiro a fazer a gestão directa dos fundos do MCC.
“Isso mostra claramente que o nosso país pode ser utilizado como referência para outros países” apressou Humberto Brito, salientado que esse é um dos “activos importantes que o arquipélago deve capitalizar e apostar nas relações com os outros países e parceiros”.
Segundo Humberto Brito em declarações à Inforpress, os projectos financiados pelo MCC vão permitir ao país dar “saltos importantes” em relação às infraestruturas, na capacidade de serviços internacional e na promoção da sustentabilidade.
Acrescentou ainda que existem outros projectos essenciais, designadamente no domínio da água “ que é um dos recursos essenciais, estratégico e crucial para a competitividade do país e para a atracção de investimentos quer a nível do turismo e da indústria”.
No seu entender, a gestão dos portos e dos terrenos constitui um dos “grandes problemas” ao desenvolvimento do país, tendo em conta que há necessidade de criar condições para que todos os investidores públicos e privados possam fazer negócios seguros.
fonte
|