Angola
SIDA
Trabalhadores do Porto de Cabinda sensibilizados para o flagelo
Inspecção Geral do Trabalho leva palestra sobre estigma e descriminação aos seropositivos nos locais de trabalho à Empresa Portuária de Cabinda – E.P.,
Trabalhadores aderem massivamente ao colóquio.
Os trabalhadores do Porto de Cabinda, participaram em massa da palestra sobre estigma e a descriminação no local de trabalho aos portadores de VIH\SIDA levado a cabo na Empresa pela Inspecção Geral do Trabalho.
Como lidar com a pessoa infectada e com a família afectada pelos vírus, e os métodos de prevenção foram dentre outros temas abordados na palestra.
A descriminação é o principal factor de morte entre as pessoas que vivem com o vírus, dai a necessidade da Inspecção do Trabalho passar nas Empresas públicas de privadas da Província para informar ao proletariado da importância de se evitar a descriminação.
Essas pessoas com VIH/SIDA podem se deparar com hostilidade ou rejeição mesmo daqueles mais próximos como amigos e família. A perca do emprego, residência ou relações importantes como resultado de atitude negativa com relação a esta doença.
Os portuários saíram da palestra satisfeitos pelo facto de agora, estarem mais informados sobre os perigos que o estigma e a descriminação podem provocar ao portador do vírus de imunodeficiência humana.
No final, os prelectores que contaram com auxílio dos técnicos do ministério da saúde, distribuíram preservativos aos trabalhadores da Empresa Portuária de Cabinda – E.P.,
|