Notícias
Preços de matéria-prima exportada asseguram crescimento de África
Os preços das matérias-primas mantêm-se muito importantes para as perspectivas de África, conclui a mais recente análise bianual das questões que definem as perspectivas económicas de África, Africa’s Pulse.
“As matérias-primas primárias continuam a representar três quartos da totalidade de exportações de bens da África Sub-sahariana, e a quota das cinco principais exportações da região subiu para 60 por cento em 2013, quando era de 41 por cento em 1995”, indica o relatório divulgado pelo Banco Mundial.
O economista do Banco Mundial para África, Francisco Ferreira, prevê que África poderá continuar a ser uma das três regiões do mundo com o mais rápido crescimento, mas arrola uma série de riscos. “Os riscos negativos que requerem uma maior preparação incluem a subida dos défices fiscais numa série de países; consequências económicas das actividades de grupos terroristas, como Boko Haram e Al -Shabaab; e, de maior premência, o ataque da epidemia de ébola, na África Ocidental”, alistou o economista.
A nota de imprensa do Grupo Banco Mundial indica que esta instituição financeira internacional está a mobilizar um pacote financiamento de 400 milhões de dólares para ajudar os países mais duramente atingidos pela crise do ébola.
De acordo com o relatório Africa’s Pulse, o crescimento abrandou significativamente na África do Sul, a segunda maior economia da região. A redução da confiança de investidores pesou para este cenário.
fonte
|