Timor Leste

Propostas para construção de novo porto em Timor conhecidas em Novembro

As propostas ao concurso internacional lançado pelo governo de Timor-Leste para constituir uma parceria público-privada para construir e gerir o porto de Tibar serão entregues até 19 de novembro, de acordo com uma publicação interna do grupo Mota-Engil.

Para este concurso, que incide sobre uma “baía com boas condições de fundos e abrigo, localizada na costa norte, cerca de 20 quilómetros a oeste de Dili”, o grupo português associou-se em consórcio ao grupo belga Besix.

Além do consórcio da Mota-Engil – que concorre através da Tertir (Mota-Engil Ambiente e Serviços) e da divisão de obras marítimas (Mota-Engil Engenharia e Construção) e dos belgas da Besix, ficaram ainda qualificados mais três concorrentes: a britânica Peninsular and Oriental Steam Navigation Company (POSNCO), subsidiária da DP World, dos Emirados Árabes Unidos, a International Container Terminal Services Inc. (ICTSI), das Filipinas e a francesa Bolloré Africa Logistics (Bolloré AL).

“Os três concorrentes pré-qualificados são todos grupos multinacionais e operadores de terminais portuários com forte envolvimento operacional no Sudeste Asiático. Estas empresas [e o consórcio da Mota-Engil] terão de apresentar as suas propostas até ao dia 19 de Novembro”, adianta a referida publicação interna da Mota-Engil, citada pelo jornal português Diário Económico.

O projecto do porto de Tibar Bay prevê uma concessão de 30 anos para a construção, operação e manutenção, destinando-se a funcionar como uma alternativa eficaz ao único porto de Timor-Leste que actualmente recebe carga internacional, o porto de Dili, “que regista já elevados níveis de congestionamento e cuja localização não permite expansões significativas.”

fonte