Brasil
BRASIL
Navio recém baptizado opera no Complexo Portuário do Itajaí
O Complexo Portuário do Itajaí recebeu o primeiro dos quatro navios de uma nova série da empresa armadora NileDutch, o MV NileDutch Breda. O serviço é com destino à África, com escalas em Angola e África do Sul. Em Itajaí o navio é operado pela APM Terminals e deve movimentar cerca de 900 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés).
O navio é novo. Foi batizado em maio deste ano no estaleiro de Xangai, na ilha de Chongming, Xangai, China. Recebeu esse nome em homenagem a Breda,uma cidade histórica no sul da Holanda, e foi registrado na Holanda. Por isso navega sob bandeira holandesa.
O cargueiro tem 224 metros de comprimento total, 34,8 metros de boca e calado de 12,5 metros. As dimensões e o equipamento de convés do novo navio foram adaptados especificamente aos portos que irão servir na África Ocidental. Sua capacidade é de 3,51 mil TEUs (1,53 mil TEUs nos porões e1, 98 mil TEUs sobre as tampas de escotilha). Os motores de 20 mil kW, vão asseguraram produtividade operacional e um baixo impacto ambiental.
O armador– A NileDutch Africa Line BV, com cerca de 30 anos no mercado da navegação, está entre as 25 principais companhias de transporte de contêineres do mundo. A liga os portos da África Ocidental a Europa, a África do Sul, a América do Sul e a Ásia. A empresa conta com uma rede de escritórios em todo o mundo, com especial incidência na África Ocidental.
O Brasil é considerado um importante mercado para a Nile Dutch, onde começou suas atividades em julho de 2002. A empresa tem escritórios em Santos, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e uma extensa rede de negócios no Brasil.
|