Moçambique

MOÇAMBIQUE

Consórcio indiano ICVL anuncia investimentos na área logística

O consórcio estatal indiano International Coal Ventures Ltd (ICVL) pretende investir 500 milhões de dólares em Moçambique, a fim de montar, dentro dos próximos três anos, uma base logística de apoio à exploração mineira, referiu um quadro superior da companhia.

“Há problemas logísticos. A operação mineira perde dinheiro actualmente, mas como existem reservas de carvão estimadas em mil milhões de toneladas, é um investimento estratégico aplicar 500 milhões de dólares nos próximos dois a três anos para resolver esses problemas”, afirmou o quadro.

A mina de Benga, a única actualmente em funcionamento, produz 5 milhões de toneladas de carvão por ano, pretendendo o consórcio aumentar a extracção para 12 milhões de toneladas por ano, daí a necessidade de “construir mais 500 quilómetros de linhas de caminhos-de-ferro e instalações portuárias”.

Este mês, a empresa Rio Tinto Coal Moçambique anunciou ter concluído a venda dos activos de carvão mineral que possui na província de Tete ao grupo indiano International Coal Ventures Limited (ICVL), nomeadamente a mina de Benga e outros projectos de carvão na província de Tete.

mais detalhes