Moçambique

MOÇAMBIQUE

Obras de ampliação do Porto de Nacala dentro dos prazos

Lucas Cipriano, representante da empresa Portos do Norte, garantiu que as obras de ampliação e modernização do porto de Nacala, na província de Nampula, decorrem em ritmo acelerado apesar de se terem iniciado com um mês de atraso.

Com um custo estimado em 24 milhões de dólares, as obras estão ainda na sua primeira fase, iniciada em março passado e com conclusão prevista para Junho de 2015, que incide na reconstrução do cais norte, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.

Lucas Cipriano, representante da Portos do Norte no projecto, disse ainda que das obras previstas, executadas em cerca de um quarto do caderno de encargos, o novo parque de contentores norte está praticamente concluído, faltando as vias de circulação.

Posteriormente as obras prosseguirão nos cais três e quatro, onde se procede à montagem do cais de acostamento dos navios de grande calado que escalam aquele porto.

Cipriano adiantou que, com as obras ora em curso, o porto reduziu para metade a sua capacidade de processamento de carga, tendo em conta que no cais norte, com quatro cais de acostamento, somente dois estão a ser usados, o mesmo acontecendo com o cais sul, que era apenas para contentores e agora está a ser utilizado para carga líquida.

fonte