Brasil

BRASIL

Cabotagem cresce em média 20% ao ano

O transporte de mercadorias por via marítima pela costa brasileira vem conquistando cada vez mais adeptos. Nos dois últimos anos, o setor de cabotagem tem apresentado taxas médias de 20% de crescimento, principalmente no carregamento de contêineres com produtos que até então vinham sendo transportados majoritariamente pelo sistema rodoviário.

De acordo com pesquisa exclusiva feita pelo Instituto Ilos junto a 123 profissionais de logística de algumas das cem maiores companhias do setor industrial e varejista, a cabotagem recebeu nota 7,3 de aprovação. A pesquisa apontou que grande parte das empresas (61%) pretendem aumentar o volume por cabotagem, em média, em 45%.

Apenas 6% das empresas demonstraram intenção de reduzir seus carregamentos. Segundo Monica Barros, gerente de inteligência de mercado do Ilos, a diferença no frete entre a cabotagem de porta-a-porta (de um centro de distribuição a outro) em um trajeto longo, como entre o porto de Santos e Manaus, pode chegar a 50% comparada ao transporte rodoviário. "Mas a empresa precisa readequar seus processos logísticos e agir com mais planejamento", afirma.

fonte