Angola
ANGOLA
Porto de águas profundas de Cabinda começa a ser construído em junho
A construção do porto de águas profundas da província angolana de Cabinda, obra orçada em cerca de 600 milhões de dólares, inicia-se em junho, mas os trabalhos preparatórios estão já em curso, anunciou a governadora provincial.
“Estão a fazer-se as infra-estruturas de apoio [à construção] e em unho de 2015 iniciam-se as obras propriamente ditas”, informou Aldina da Lomba Catembo, citada pela comunicação social local.
A governadora havia afirmado anteriormente que a obra é a maior já realizada naquela província angolana, permitindo “tirar Cabinda do isolamento”, tendo em conta a descontinuidade de cerca de 60 quilómetros do restante território angolano.
A construção do porto, na localidade de Caio Litoral, resulta de uma parceria público-privada e será concretizada em três fases pela empresa angolana CAioporto S.A.
A primeira fase da obra consiste na construção das infra-estruturas portuárias e construção de uma área de serviços de carga de 100 hectares.
Dados disponibilizados pela empresa concessionária, responsável pela construção e pela futura exploração do porto, indicam que esta primeira fase – já com os empreiteiros seleccionados – envolve ainda a construção de um cais com 775 metros de comprimento.
fonte
|