Moçambique
MOÇAMBIQUE
Ferrovia Moatize-Macuse espera por financiamento
As obras de construção da linha de caminho-de-ferro que liga os distritos de Moatize e de Macuse e do porto de Macuse aguardam por financiamento para avançarem, afirmou o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita.
“Actualmente está-se na fase de angariação de financiamentos, dando-se início aos trabalhos de construção quando estiverem reunidas todas as condições”, precisou o ministro.
Em Dezembro de 2013, o governo de Moçambique decidiu adjudicar a privados a construção daquela linha de caminho-de-ferro ligando as províncias de Tete e da Zambézia, numa extensão de 525 quilómetros e do respectivo terminal portuário.
O porta-voz Alberto Nkutumula disse na ocasião ter o governo reunido em Conselho de Ministros aprovado o decreto que estabelece os termos de concessão da linha ferroviária Moatize/Macuse bem como das infra-estruturas do terminal portuário de Macuse, no distrito de Namacurra, na província da Zambézia.
Nkutumula adiantou que o referido decreto estabelece a base legal que permite a concessão, a um operador privado, da construção, operação, manutenção e gestão das infra-estruturas a serem erguidas, bem como a sua exploração comercial.
A imprensa moçambicana adiantou nessa altura que este projecto tem um custo estimado de 3,5 mil milhões de dólares e que o grupo tailandês Italthai Engineering era apontado como o mais bem colocado para a sua execução.
fonte
|