Angola
ANGOLA
Novo terminal marítimo da Sonangol pronto em 2015
O novo terminal marítimo da barra do Dande, obra com um custo estimado em mil milhões de dólares, fica concluído este ano, anunciou quarta-feira em Luanda o presidente da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol).
Francisco de Lemos José Maria (na foto) disse que aquele terminal terá capacidade para armazenar 640 mil metros cúbicos de combustíveis, gás e lubrificantes e acrescentou que a empresa inicia este ano a construção de áreas para armazenamento de combustíveis nas localidades do Soyo, Lubango e Namibe, tendo em conta as falhas no abastecimento que por vezes se verificam.
A empresa pretende ainda iniciar este ano a construção dos edifícios das delegações da Sonangol em Cabinda, Soyo, Malange, Lobito, Huambo e Lubango, entre outros investimentos, como na Refinaria do Lobito, que deverá ficar concluída até 2017.
Também este ano, segundo o calendário de investimentos da empresa apresentado quarta-feira, inicia-se a construção do novo terminal oceânico no Soyo, na província do Zaire, obra avaliada pela Sonangol Logística em 220 milhões de dólares.
No capítulo dos transportes marítimos, o grupo Sonangol encomendou a um estaleiro da Coreia do Sul a construção de dois navios para transporte de combustíveis, com entrega prevista a partir de 2016.
“Com este programa de investimentos a Sonangol procurará gerar poupanças, através da redução de despesas, da melhoria de sistemas e processos”, assumiu Francisco de Lemos. (Macauhub/AO)
|