APLOP em foco
MAPUTO, MOÇAMBIQUE
Congresso da APLOP defende facilitação aduaneira nos portos da CPLP
A facilitação aduaneira nos portos da CPLP e o desenvolvimento do transporte marítimo no espaço lusófono foram dois dos temas que dominaram os trabalhos do VIII Congresso da APLOP, realizado em Maputo a 26 e 27 de Março.
A análise dos dois temas tinha ficado definida no encontro preparatório do conclave portuário da CPLP, que decorreu em S. Tomé e Príncipe, há meses atrás.
Os responsáveis da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa decidiram constituir dois grupos de trabalho com representantes de todos os países da CPLP, tendo como incumbência proceder a um levantamento da situação actual em cada um dos países para, em seguida, elaborarem um relatório que proponha um conjunto de acções para ser analisado e discutido no próximo congresso.
Reforçar as ofertas de formação no espaço APLOP, com o incremento de cursos de formação portuária "on-job" para quadros dos associados; a concretização de uma parceria com a ATMCD e a Escola Europeia de Short Sea Shipping, através do lançamento, ainda em 2015, de um curso de formação prática em co-modalidade marítima, rodoviária e ferroviária para os quadros das empresas portuárias e logísticas da CPLP, foram outras das medidas com selo de prioridade na sua implementação.
O VIII Congresso da APLOP registou a entrada de duas novas associadas, a Portos do Norte, SA - Moçambique (Operador Portuário do Porto de Nacala), e a SOGESTER - Sociedade Gestora de Terminais, SA - Angola
O próximo encontro intercalar da APLOP ficou agendado para Novembro deste ano, em Cabo Verde, com o XIX Congresso a decorrer no primeiro semestre de 2016, no Brasil.
|