Cabo Verde
Senegal e Cabo Verde renegoceiam acordo de pesca
Cabo Verde e Senegal vão reformular o acordo de pesca assinado em 1985, para adaptação aos novos desafios da atualidade, anunciou o ministro senegalês das Pescas e da Economia Marítima, Oumar Gueye (na foto).
O governante senegalês aponta o combate à pesca ilegal e não declarada como um dos pontos a ser levado em conta nessa atualização do acordo entre os dois países.
Oumar Gueye garantiu, entretanto, que a cooperação entre os dois países no domínio marítimo não apresenta "nenhum obstáculo".
Na sequência de um encontro com o primeiro-ministro cabo-verdiano, ele disse que, para além de analisar e discutir o estado das relações de cooperação entre os dois países, as duas partes perspetivaram o estabelecimento de parcerias no domínio das pescas, dos transportes marítimos, bem como a nível empresarial.
"Passamos em revista os acordos de cooperação em curso e os projetos que estão por finalizar", esclareceu o governante senegalês, enaltecendo o nível de relação existente entre os dois países.
Neste momento, segundo ele, o primeiro objetivo dos dois governos é fazer com que haja uma ligação marítima regular, principalmente a nível do transporte de mercadorias.
O estabelecimento de uma ligação marítima quotidiana entre os dois países foi um dos pontos que esteve na agenda da visita que o Presidente do Senegal, Machy Sall, efetuou em março passado a Cabo Verde.
fonte
|