Angola

ANGOLA

Luanda será palco de conferência internacional sobre segurança marítima

Luanda, capital de Angola, será palco, ainda durante este ano, de uma conferência internacional sobre segurança marítima e energética. A informação ficou confirmada com um despacho presidencial que cria uma comissão nacional encarregada da sua organização.

A comissão nacional de organização da conferência internacional, que vai debater a segurança e pirataria no Golfo da Guiné, envolve directamente doze ministérios e é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti (na foto).

A região do Golfo da Guiné é afectada por fenómenos de pirataria e de tráfico de droga, de armas e de seres humanos, sendo igualmente utilizada por grupos terroristas africanos, que se misturam com imigrantes ilegais para alcançar a Europa, nomeadamente através do corredor da Líbia.

O despacho presidencial defende que para Angola “é fundamental a definição e aplicação de uma visão e estratégia marítima que responda efectivamente às ameaças e oportunidades contemporâneas”, nomeadamente pela sua economia “continuar dependente em grande medida da exploração petrolífera no mar.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse, a 1 de Abril passado, que a conferência vai ter lugar “durante o segundo semestre de 2015? e que contará com a participação de vários parceiros internacionais, nomeadamente de países com interesses no Atlântico sul, como o Brasil.

fonte