Brasil

Movimentação portuária cresce 2,5% no Brasil

O sector portuário brasileiro, que inclui portos públicos e terminais de uso privado (TUPs), movimentou 224,8 milhões de toneladas de mercadorias, nos três primeiros meses deste ano. O volume representou um crescimento de 2,5%, em relação ao mesmo período do ano passado. Essa porcentagem aponta um acréscimo de 5,5 milhões de toneladas movimentadas nos portos nacionais. Os dados integram o balanço operacional, realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulador do segmento.

O aumento foi impulsionado pelos terminais privados (instalações construídas e exploradas por empresas), que registraram uma alta de 5,8% na operação de cargas, entre janeiro e março, na comparação com o primeiro trimestre de 2014. Já nos portos organizados (com terminais públicos arrendados à iniciativa privada), houve uma queda de 3,2% na movimentação de mercadorias no mesmo período.

No entanto, no Porto de Santos, o principal do País, o trimestre foi de recordes. Entre janeiro e março, o cais santista acumulou a marca de 26,3 milhões de toneladas movimentadas, volume 4,9% superior ao verificado nos três primeiros meses de 2014, quando 25,1 milhões de toneladas entraram ou saíram do País pelo complexo.

continue a ler aqui