Cabo Verde

Cabo Verde ligado por via marítima directa ao Senegal

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai financiar a ligação marítima directa entre Cabo Verde e o Senegal, anunciou recentemente o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Tolentino.

O ministro, que falava na Praia após empossar quatro novos embaixadores e a primeira consulesa-geral de Cabo Verde em Portugal e para fazer o balanço da sua recente visita ao Senegal, disse ser a ligação marítima directa “um projecto que temos vindo a acarinhar e que foi agora assumido e apadrinhado pelo Presidente do Senegal, Macky Sall".

Durante a sua estada no Senegal, Jorge Tolentino manteve um encontro com o primeiro-ministro daquele país, Mohammed Dionne, que deverá visitar Cabo Verde em Janeiro próximo para presidir à reunião da comissão mista entre os dois países, juntamente com o seu congénere cabo-verdiano, José Maria Neves.

O ministro cabo-verdiano referiu que as duas delegações vão continuar a trabalhar no processo para poderem ter resultados concretos sobre a ligação marítima directa em Janeiro próximo, de acordo com a agência noticiosa Lusa.

As autoridades cabo-verdianas têm pedido sistematicamente um tratamento especial de todas as instituições da CEDEAO para ajudar a debelar as vulnerabilidades subjacentes à insularidade do país e que possa ter condições de integração plena nesse espaço regional.

fonte