Angola

Angola prepara reforço de cooperação sobre marinha mercante com o Egipto

Angola e o Egipto preparam-se para reforçar a cooperação bilateral nos domínios da marinha mercante, portos e dos transportes aéreos, estando em curso, para o efeito, contactos entre os dois países.

A informação foi prestada pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, que no Egipto presenciou, em representação do Governo angolano, a inauguração dos 72 quilómetros de rota do novo Canal de Suez, um ano após ter arrancado a obra de construção.

Citado por uma nota do Ministério dos Transportes, Augusto da Silva Tomás considerou  o Canal de Suez uma obra de capital importância para o comércio regional e mundial, tendo em conta o volume de tráfego na ligação entre o mediterrâneo e o mar vermelho.

Segundo o governante, o novo Canal de Suez constituiu-se numa infraestrutura que conseguiu equilibrar o capital, físico, tecnológico, humano e financeiro,  e ainda por ser uma obra executada num prazo recorde de 12 meses contra os 36 meses inicialmente previsto

Para o ministro, que esteva acompanhado do embaixador de Angola no Egipto, António da Costa Fernandes, o empreendimento dignifica o governo do Egipto e o continente africano.

Os lucros gerados pelo Canal de Suez são de cerca de cinco mil milhões de dólares norte-americanos, mas os cálculos do investimento sobem para 15 mil milhões de dólares, três vezes mais, depois destas obras, até 2023.

O Canal de Suez estende-se desde a cidade de Suez, no Egito, às margens do Mar Vermelho, até Porto Said, às margens do Mar Mediterrâneo, possui 163 quilômetros de extensão – o maior canal do mundo (sendo que desta extensão, 50 quilômetros foram escavados pleno deserto).

fonte