Angola

ANGOLA

Lunda Sul: Capturadas duas toneladas de peixe em dois meses

Duas toneladas de peixe de várias espécies foram capturadas, de Agosto a Setembro deste ano, em alguns rios e lagoas da província da Lunda Sul, por pescadores artesanais desta região, informou, em Saurimo, o chefe do Departamento de Pescas, Carlos Fazenda.

Sem avançar as espécies de peixes capturados, Carlos Fazenda informou que no mesmo período foram produzidos mil e 800 quilos nos tanques do projecto de piscicultura das comunas de Mona Quimbundo e Muriege.

Estas quantidades de peixe, prosseguiu, foram capturadas nos municípios de Saurimo e Muconda, localidades onde, segundo Carlos Fazenda,  a actividade piscatória artesanal é feita com regularidade.

O responsável realçou que a pesca artesanal está a permitir melhorar as condições de vidas de famílias locais, razão pela qual têm sido desenvolvidas acções com base no programa de fomento da pesca continental.

Carlos Fazenda convidou os empresários nacionais e estrangeiros a investirem no sector das pescas, sobretudo no escoamento do produto e sua comercialização, bem como no apoio as cooperativas e grupos de pescadores.

O Departamento de Pescas da província da Lunda Sul controla 36 grupos de pesca artesanal.

fonte