Angola
Angola é o quarto maior destino do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África
A Ministra do Comércio, Rosa Pacavira, afirmou que Angola é o quarto maior destino do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África. Em discurso de abertura do primeiro Seminário sobre Promoção de Investimento Privado em Angola, a titular da pasta do comércio acentuou que esta posição é resultante do forte crescimento da economia nacional e dos investimentos ao nível das infra-estruturas virados principalmente para a construção de portos e aeroportos.
Os dados apresentados pela Ministra Rosa Pacavira (na foto) são do Estudo de Atractividade realizados pela consultoria Ernst & Young, que colocam a África do Sul a liderar, seguida pela Nigéria e, na terceira posição, aparece o Quénia.
Rosa Pacavira revelou no evento que, no período 2003/2011, Angola atraiu acima de 58 mil milhões de dólares em Investimento Directo Estrangeiro. Na sua abordagem, a ministra do comércio recordou as potencialidades naturais do país e o clima de paz e estabilidade política, militar como sendo outros factores atractivos ao investimento privado.
No que toca à Política Nacional de Investimento Privado, Rosa Pacavira disse estar em preparação as bases gerais da carta e do guia de investimentos que serão instrumentos destinados a disponibilizar maior informação ao potencial investidor sobre as oportunidades de investimentos existentes em Angola.
fonte
|