Brasil

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Codesp adquire mais dois camiões para combate a incêndios

A Unidade da Brigada de Incêndio da Guarda Portuária da Codesp recebeu dois novos camiões do tipo ABT (Auto Bomba Tanque). Os veículos ampliam para quatro o total de unidades ABT para combate a incêndios. A entrega foi feita pelo diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, no estacionamento do edifício-sede da presidência da empresa.

O presidente destacou que os caminhões serão um reforço importante no combate a incêndios no Porto de Santos, permitindo um primeiro atendimento, muito rápido, a eventuais sinistros. “Os autos darão suporte, também, aos municípios em seu entorno, caso haja necessidade”, explica Caputo.

Os veículos serão operados por integrantes da Guarda Portuária, especialmente treinados para essas funções. O Porto de Santos conta, ainda, com o reforço de equipamentos dos terminais portuários, disponibilizados através do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

Os novos camiões Mercedes Benz Atego foram adquiridos para reforçar a frota e contam com moderna tecnologia de estrutura operacional, com capacidade para 6 mil litros de água, reservatório para 150 litros de líquido gerador de espuma, utilizado para combate a incêndio em líquidos inflamáveis, e torre de iluminação com gerador de energia para suprir eventuais cortes de energia elétrica da rede local. A Codesp investiu R$ 1,065 milhão na aquisição dos veículos.

A Unidade de Brigada de Incêndio atua 24 horas ao dia, em regime ininterrupto de revezamento em turno de seis horas de trabalho, com equipes distribuídas em cinco turmas distintas de serviço.
A unidade está subdividida em dois grupamentos fixos estabelecidos em cada margem do Porto de Santos.

As atividades envolvem atuação dentro do PAM nas margens do porto localizadas em Santos e Guarujá e também do Plano Integrado de Emergência (PIE), da Associação Brasileira de Terminais de Líquido (ABTL), além de atendimento em situações de auxílio externo, através de solicitações do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.