Angola
ANGOLA | PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015
Tráfego de mercadorias desce nos portos de Luanda e do Lobito
Através do Porto de Luanda foram movimentadas cargas contentorizadas 405 185 TEU, número que fica 13,7% abaixo dos 469 333 TEU referentes aos primeiros seis meses de 2014, informações avançadas pelo administrador comercial do Porto de Luanda, citado pelo “Semanário Económico”. A nível de carga a granel, foram movimentadas 183,17 mil toneladas, uma queda de 4% em relação ao mesmo período de 2014.
Estes resultados estão intimamente ligados ao abrandamento da economia angolana, e também devido às características da grande maioria dos traços dos portos angolanos, que são fortemente marcados pela actividade de importação - duas razões que, interligadas, explicam a redução acima descrita. Reflexo disso foi a significativa queda de 30% do movimento registado no Porto de Lobito, quando comparamos este primeiro semestre com o período homólogo de 2014.
Anapaz de Jesus Neto, presidente do Porto de Lobito, corroborou a tese: "a partir do momento em que os importadores deixaram de ter divisas para fazer importações, o porto passou a receber menos navios e menos mercadoria", explicou.
fonte
|