Notícias

Relações económicas entre China e CPLP arrefecem em 2015

Depois de anos de cres­cimento ininterrupto e de um novo ano recorde comercial em 2014, as relações entre a China e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) enfrentaram desafios em 2015, mas as dificuldades também fizeram aumentar a interligação entre todos esses países.

Dado o peso das matérias­-primas, cujo preço esteve em forte baixa ao longo de 2015, no relacionamento entre a China e os países de língua portuguesa, o principal impacto negativo sentiu-se na balança comercial, que caiu mais de 25% até Ou­tubro, de acordo com dados das alfândegas chinesas.

O Plano de Acção para a Cooperação Económica e Co­mercial (2014-2016), aprovado durante o último Fórum de Macau, prevê atingir, até 2016, a meta de 160 mil milhões de dólares nas trocas comerciais no conjunto de países, o que só será possível com forte recupe­ração no ano prestes a iniciar­-se.

As trocas com o Brasil, prin­cipal parceiro económico da China, caíram mais de 18% em 2015 e com Angola a quebra foi ainda mais acentuada, de quase 45%, reflectindo a baixa do pre­ço do barril de petróleo.

fonte