Moçambique

MOÇAMBIQUE

Linha de Nacala recebe primeiro comboio de carvão este mês

O comboio de transporte de carvão mineral come­ça a circular dentro deste mês, na nova linha férrea que liga as regiões de Moatize, na provín­cia de Tete, e o Porto de Nacala, em Nampula, garantiu o director provincial dos Transportes e Co­municações da chamada “terra do calor!”, Romeu Sandoca.

Sandoca explicou que tudo está a postos para o arranque do trans­porte de carvão mineral produzi­do na província de Tete, porque a linha férrea reúne condições para tal, depois de ter sido inspecciona­da e testada, em Novembro últi­mo, quando o primeiro lote deste minério seguiu de Moatize para o Porto de Nacala.

O teste e a inspecção foram fei­tos através de quatro locomotivas que acoplaram 120 vagões naque­la linha que possui uma extensão de 902 quilómetros, disse o direc­tor provincial dos Transportes e Comunicações de Tete.

Aquela nova linha férrea, que atravessa o vizinho Malawi, foi construída pela mineradora Vale Moçambique, com vista a incre­mentar a capacidade de escoa­mento daquele minério, que ac­tualmente é transportado para o Porto da Beira, donde parte para o exterior, através da linha de Sena que tem um comprimento de mais de 570 quilómetros.

fonte