GEO

Monte Submarino ATLANTIS

Corria a tarde do dia 20 de Setembro de 2015 quando chegámos ao monte submarino Atlantis, o mais nortenho do complexo Great Meteor. É acima deste monte submarino que a corrente dos Açores se localiza, motivo pelo qual estavamos curiosos, no que toca às espécies presentes e respectivas abundâncias.

Durante dois dias, a equipa de oceanografia conseguiu amostrar praticamente todas as estações do desenho experimental realizado para este monte submarino. A estação acústica colocada previamente no Atlantis, que nos dará informação sobre telemetria de espécies pelágicas e presença de cetáceos, foi recolhida.

O conhecimento sobre o mapeamento do fundo através de varrimento multifeixe foi melhorado. E, finalmente, o ROV Luso ficou rodeado por água na vertente Oeste do monte submarino Atlantis. O primeiro mergulho permitiu explorar o fundo batial onde gorgónias em espiral de nome Iridogorgia sp., corais bamboo Acanella arbuscula e esponjas globulares, lolipop Stylocordyla sp. e ninho-de-pássaro Pheronema carpenteri dominavam um fundo misto de areia e rocha e escoadas lávicas lindíssimas.

continue a ler aqui