Brasil

LINHA FÉRREA PARA LIGAR ATLÂNTICO AO PACÍFICO

Brasil e China estudam projectos de investimento

Técnicos e engenheiros brasileiros chineses estão já a estudar possíveis projectos de investimento no Brasil, nomeadamente na linha de caminho-de-ferro que ligará os oceanos Pacífico e Atlântico e na indústria, escreveu o Jornal do Brasil.

Os fundos para estes projectos serão garantidos por um fundo de investimento aprovado pelos governos da China e do Brasil em meados do ano passado, estando previsto a parte chinesa avance com uma contribuição inicial de 15 mil milhões de dólares e a parte brasileira 5 mil milhões de dólares.

A sociedade que irá gerir o fundo de investimento já foi constituída, tem sede em Pequim e recebeu a designação na língua inglesa de “China Latin America Industrial Cooperation Investiment Fund” (Claifund).

O Jornal do Brasil escreveu também que os fundos da contribuição chinesa deverão ter origem num redireccionamento das reservas internacionais, enquanto a parte brasileira pode ser garantida gradualmente por bancos públicos, uma vez que a gestão de reservas internacionais no Brasil é mais limitada e restritiva. (Macauhub/BR/CN)