Pescas
ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 8
«Reforço da Boa Governança da Pesca artesanal» em análise na Praia, Cabo Verde
A Organização da Pesca da África Ocidental (ADEPA), em parceria com a ADAD e ROPA-CV, realiza em Cabo Verde um atelier intitulado “Reforço da Boa Governança da Pesca Artesanal”, visando capacitar os profissionais que operam neste sector.
Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), Januário Nascimento (na foto), disse que o evento tem como finalidade mobilizar, sensibilizar os parceiros e reforçar a capacidade dos profissionais desse setor.
Conforme informou, está a ser implementado neste momento, um projeto de enquadramento que engloba duas acçoes coletivas, sendo que uma se destina à localidade de Rincão (ilha de Santiago) e outra será implementada na localidade de São Pedro na ilha de São Vicente.
Explicou, por outro lado, que a escolha dessas duas localidades deve-se ao facto dos responsáveis da comunidade piscatória estarem a trabalhar diretamente com os profissionais da pesca artesanal.
“Antes da implementação desse projeto serão feitos estudos no terreno, e encontros com os pescadores e peixeiras, porque a filosofia desse plano defende uma participação mais “ativa” da comunidade piscatória”, disse sublinhando que esse projeto será financiado pela ADEPA, durante o seu primeiro ano de execução.
Segundo Januário Nascimento, a ADAD pretende, por outro lado, sensibilizar a comunidade piscatória de todas as ilhas do país, sobre a importância da educação ambiental, segurança marítima e a sua sustentabilidade, o que no seu entender, é a ferramenta indispensável para o secesso do projeto.
Conforme avançou, este projeto que será de caráter regional conta com o apoio de várias organizações internacionais nomeadamente, o Senegal, Guiné Bissau, a Mauritânia, Serra Leoa, e Guiné Conacri, onde serão adaptados e consensualizadas cinco módulos de formação, sobre a conservação dos pescados.
O ateliê realiza-se esta sexta-feira, 8, na Cidade da Praia e conta com a participação de todos os representantes das associações piscatórias do país, o secretário-geral da ADEPA e do diretor geral das pescas.
fonte
|