Associativismo
Próximo encontro de Empresários da China e da CPLP será em Cabo Verde
O próximo encontro de empresários da China e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será realizado em 2017 em Cabo Verde. A proposta foi apresentada pela Agência Cabo-verdiana de Investimentos (ACI) e aprovada no evento promovido de 9 a 11 de Abril na Guiné-Bissau.
O encontro decorreu sob lema: “o papel da Guiné-Bissau como plataforma de internacionalização empresarial para o espaço da África Ocidental” e teve como propósito: “unir a comunidade empresarial da China e da CPLP, para discutir aspectos relacionados com cooperação económica e comercial”.
Segundo comunicado divulgado pelo coordenador do Secretariado Técnico para a realização do encontro de Bissau, Bruno Jauad, os promotores do evento estão satisfeitos com os resultados alcançados, esforço demonstrado pelas instituições envolvidas e alto nível de participação nele registada.
Ao longo dos dois dias, adianta o comunicado, foram assinados 11 documentos. De entre eles destacam-se o “Memorando de Entendimento” entre o Governo Guineense e a China Machinery Engineering Corporation (CMEC); os protocolos de cooperação entre a “Federação Chinesa/CPLP e Espanhola (Sino CPLP-E)” de Macau, com a Câmara de Comércio e a Associação Nacional dos Importadores e Exportadores da Guiné-Bissau.
Na sessão de encerramento, perante cerca de 280 participantes vindos da China Continental, de Macau, Portugal e dos PALOP, com excepção de São Tomé e Príncipe, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares da Guiné-Bissau, Baciro Djá, manifestou a satisfação do Governo face aos resultados alcançados, alegando que ultrapassaram as expectativas do executivo.
Por seu turno, o embaixador da China, Huang Hua, elogiou o êxito do encontro e adiantou que a assinatura dos documentos de cooperação “demonstra a vontade das partes, Guiné-Bissau, China e os outros Países da Língua Portuguesa, na promoção do desenvolvimento.”
fonte
|