Notícias

PORTUGAL

Azorean assina parceria para venda de drones aquáticos

A Azorean anunciou uma parceria para a venda de drones aquáticos. A participada da YDreams vai trabalhar nos próximos dois anos com a Amazon Sherpa, “um bem-sucedido revendedor da Amazon especializado em gadgets, refere o comunicado enviado às redacções.

“A Amazon Sherpa combina abordagens analíticas às vendas e marketing com uma comunicação emocional aos potenciais clientes. Vai ser um actor decisivo no nosso esforço para atingir as metas de vendas”, refere Edmundo Nobre, presidente executivo da Azorean, citado no mesmo documento.

A Azorean espera receitas de 10 milhões de euros nos próximos 12 meses e “espera duplicar as vendas no ano seguinte de operação”, graças ao trabalho com “canais globais de marketing e vendas sobretudo focadas nos mercados norte-americano e europeu. Estes canais foram identificados durante a campanha bem-sucedida do Ziphius no Kickstarter”, acrescenta o comunicado.

A empresa pretende comercializar o primeiro produto “nos próximos três meses”, um kit Do It Yourself (DIY), que permite a criação de “drones”. No prazo de dois anos pretende lançar o Ziphius, um drone aquático; o SUBA, um submarino pessoal de pequena dimensão; e Inspector, um produto para inspeção de cascos de barcos. A empresa açoriana anunciou ainda que vai voltar a negociar, na quarta-feira, 6 de abril no Marché Libre (Mercado Livre) da Bolsa de Paris. A negociação foi interrompida para “completar a mudança do CSD (Central Securities Deposit) do emitente da Interbolsa em Portugal para a SIX-SIS na Suíça”.

Os títulos só negociaram numa sessão após a entrada em bolsa. A Azorean anunciou no final de outubro o pedido de registo no Marché Libre, um mercado que serve para a cotação de empresas fora do mercado regulamentado. Com critérios de admissão mais simples e custos mais baixos face aos mercados tradicionais, o Marché Libre serve sobretudo para startups ou pequenas e médias empresas. A Azorean, sedeada em Ponta Delgada, notabilizou-se em 2013 com o drone Ziphius. Este produto beneficiou de um investimento de 150 mil euros: 40 mil euros através do Fundo Europeu do Desenvolvimento

Regional e cerca de 110 mil euros obtidos com a vitória no concurso internacional do portal Engadget e a campanha de crowdfunding através da plataforma Kickstarter.

fonte