Moçambique

Acesso ao Porto da Beira, Moçambique, foi reaberto

A navegação no canal de acesso ao porto da Beira foi retomada depois da draga Macúti ter sido removida, informa o director provincial dos Transportes e Comunicações de Sofala, Hélcio Canda.

A Macúti, a maior draga oceânica de Moçambique, com 82 metros de comprimento e 16 de largura e capacidade para armazenar 2500 metros cúbicos de sedimentos, estava em vias de se afundar na sequência de uma colisão com um navio porta-contentores.

Hélcio Canda adiantou ao matutino Notícias, de Maputo, que a dragagem do canal passa agora a ser feito com recurso às dragas Aruângua e Alcântara Santos, cada uma delas com capacidade de mil metros cúbicos de porão.

O director provincial dos Transportes e Comunicações de Sofala adiantou estarem a decorrer investigações para apurar as causas reais do sinistro, embora se avente que o mesmo tenha sido causado pela fraca visibilidade devida à forte nebulosidade que se fazia sentir na faixa costeira da Beira.

A draga sinistrada, cuja casa das máquinas ficou inundada na sequência da colisão, foi rebocada para um local seguro para se proceder às reparações necessárias.

A Macúti foi construída num estaleiro naval da Lituânia tendo custado a Moçambique 35 milhões de euros. (Macauhub/MZ)