Moçambique
MOÇAMBIQUE
CFM moderniza ponte sobre Umbeluzi para colher mais rendimentos
A Linha de Goba, que liga Porto de Maputo a Swazilândia, vai contar, nos próximos meses, com mais uma ponte melhorada. Trata-se da infra-estrutura a ser erguida no rio Umbeluzi, distrito de Boane, na província de Maputo, a qual vai permitir maior circulação de comboios naquela região e, portanto, de bens e serviços que garantam a empresa pública colher mais rendimentos. Para o efeito, os Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) efectuaram já o lançamento incremental do tabuleiro na ponte.
“A obra está a decorrer conforme o planeado. Neste momento já realizamos 80% da obra. Portanto, estamos a aproximar-mo-nos do fim. Por isso, nesta fase estamos a realizar uma actividade importante, que é o lançamento do tabuleiro. Nós fabricamos e montamos toda a estrutura numa das margens do rio e posicionamos metade do tabuleiro em cima dos pilares”, explicou Francisco Maciel, construtor da obra, garantido que os prazos serão cumpridos.
Em derradeira instância, a construção da ponte ferroviária sobre o Umbeluzi consiste em modernizar a via e substituir a ponte erguida no mesmo local, já em estado avançado de degradação.
“A ponte antiga está no alto estado de degradação. Então, tivemos que construir uma nova, que vai aumentar a capacidade para 27 toneladas eixo. Só para ter uma noção, hoje em dia fala-se no corredor em 26 toneladas eixo, e esta ponte tem 27. Portanto, é mais moderna e vai durar mais tempo”, garantiu Anísio Bainha, Administrador Executivo dos CFM.
A nova ponte de Boane possui 340 metros de extensão e é orçada em 538 milhões de meticais. Até ao momento, já foram gastos 390 milhões de meticais e o fim da construção está previsto para 31 de Agosto deste ano.
fonte
|