Moçambique

MOÇAMBIQUE

Corredor de Desenvolvimento de Nacala recebe 100 novos vagões

A capacidade de transporte por via ferroviária da Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) vai ser aumentada com a entrada em operação de cem vagões, destinadas sobretudo ao transporte de cereais.

A confirmação foi dada pelo porta-voz da CDN, o qual acrescentou que os vagões, com uma capacidade de 54 toneladas cada, foram comprados na vizinha África do Sul, num investimento próximo de 11 milhões de dólares.

Sérgio Paunde indicou que dos cem vagões 22 já se encontram na estação ferroviária de Nampula, esperando-se que igual número seja entregue em breve, devendo o último lote chegar a Moçambique o mais tardar em Dezembro deste ano.

Sérgio Paunde disse o CDN tem estado a receber solicitações de vários clientes que pretendem transportar grandes quantidades de cereais para as regiões que fazem parte do corredor ferroviário de Nacala e que estão a enfrentar carências alimentares devido às fracas colheitas registadas na campanha agrícola passada.

Apesar de ter registado resultados positivos na colheita 2015/2016, a província moçambicana de Nampula, por exemplo, necessita de cerca de 900 mil toneladas de milho para satisfazer a procura.

fonte