Marrocos

Marrocos tem 563 milhões de euros para investir nos Portos nos próximos cinco anos

A Agência Nacional dos Portos de Marrocos tem 563 milhões de euros preparados para investir nos seus Portos durante os próximos cinco anos - mais interessante ainda é perceber que o país se prepara para investir já, com mais de metade desse valor a ser aplicado em 2017.

Entre os investimentos previstos está um terminal multipurpose no Porto de Agadir, onde serão aplicados 45 milhões de euros; acesso marítimo norte ao Porto de Casablanca, com 17 milhões de euros; a contratação de equipas de segurança nos Portos.

Continuarão ainda os grandes projectos como o novo estaleiro no Porto de Casablanca, o terminal de cruzeiros e o Porto de pesca também em Casablanca, a construção de uma estação de GLP no Porto de Mohammedia ou o reforço das estruturas de protecção nos Portos.

A Agência quer ainda melhorar os tarifários portuários, entre outras medidas relevantes que pretendem dar maior competitividade aos Portos marroquinos.

Sem contar com Tanger Med, a Agência prevê que os Portos de Marrocos movimentem, em 2017, cerca de 79 milhões de toneladas, mais 3,8% que o movimentado em 2016.

fonte