Notícias

Sul-coreanos testam contentores dobráveis que diminuem drasticamente os custos

Na Coreia do Sul, o Ministério da Terra, Infra-estruturas e Transportes adiantou que o País desenvolveu com sucesso um novo tipo de contentor que pode revolucionar a indústria. O contentor em questão é dobrável e promete diminuir drasticamente os custos de transporte!

Procurando enfrentar problemas como o reposicionamento dos contentores e as viagens em vazio, a Coreia do Sul pode estar assim prestes a introduzir um elemento na cadeia que, a ter sucesso, promete fazer frente às estimativas que apontam para que, no total da movimentação contentorizada mundial, cerca de 25% dos contentores viajam vazios - problemática que, estima-se, acarreta custos adicionais de 6,7 mil milhões de euros/ano.

A solução que está a ser desenvolvida na Coreia do Sul não é propriamente uma novidade. Países como os Estados Unidos da América ou a Holanda já realizam testes a contentores dobráveis há algum tempo mas os resultados têm sido duvidosos: as unidades dobráveis mostram maior vulnerabilidade e o tempo de dobrar/desdobrar acarreta mais custos e funciona como um 'grão na engrenagem' de toda a cadeia.

Porém, a solução que está a ser desenvolvida pela Korea Railroad Research Institute mostra indicadores bem mais animadores - o contentor mostra resistência e pode ser dobrado por duas pessoas em 10 minutos! Dobrado, o contentor ocupará um quarto do espaço que ocupa desdobrado (no seu tamanho padrão).

A Coreia do Sul adianta mesmo que tem a expectativa do novo contentor estar em operação já no ano de 2021.

fonte