Ambiente

Estudo atribui valor bilionário ŕ Grande Barreira de Corais

Imensa faixa de corais na costa nordeste da Austrália vale 12 vezes mais que a famosa Ópera de Sydney, aponta relatório. Maior estrutura viva da Terra sofre com branqueamentos e morte de organismos.

A Grande Barreira de Corais vale 12 vezes mais do que a Ópera de Sydney, segundo relatório divulgado sobre a maravilha natural localizada na costa nordeste da Austrália.

A empresa de análise econômica Deloitte Access Economics avaliou a Grande Barreira de Corais, um vasto sistema de milhares recifes de corais e centenas de atóis de coral ao longo da costa do estado australiano de Queensland, em 56 bilhões de dólares australianos (cerca de 142 bilhões de reais).

No relatório, encomendado pela fundação Great Barrier Reef, a Deloitte afirmou que a Grande Barreira de Corais vale 29 bilhões de dólares australianos em turismo. Ao rico ecossistema foi atribuído uma cifra adicional de 24 bilhões de dólares australianos em "valor indireto ou não utilizado" – equivalente a pessoas que têm conhecimento sobre os quilométricos recifes, mas ainda não os visitaram. Os restantes 3 bilhões de dólares australianos estão relacionados ao uso recreativo, como visitas a praias ou mergulho.

mais detalhes