Ambiente
Governo japonês atento a navegação marítima autónoma
O Governo japonês escolheu um consórcio chefiado pela Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e pela Mitsui Engineering & Shipbuilding para desenvolver um conceito para um sistema de transporte marítimo autónomo, ou seja, não tripulado.
A decisão consta de um Programa para a Promoção da Tecnologia e Investigação nos Transportes para 2017 do Ministério do Território, Infra-estruturas, Transporte e Turismo do Japão e contempla um consórcio que também inclui o Instituto Nacional de Tecnologia Marítima, Portuária e Aérea, a Universidade de Ciência Marinha e Tecnologia de Tóquio, a Nippon Kaiji Kyokai (ClassNK), a Japan Ship Technology Research Association, e os Laboratórios Akishima (Mitsui Zosen) Inc.
O consórcio irá desenvolver um conceito tecnológico para a construção de navios autónomos e promover um movimento para desenvolver as infra-estruturas e obter o apoio público necessários à implementação desta tecnologia. O projecto contemplará ainda a pesquisa e desenvolvimento de modelos de negócio, sistemas, infra-estruturas e meios de implementação social relacionados com o transporte marítimo autónomo.
fonte
|