Ambiente

«O mar secou»: por que se retrai a água antes da chegada de um furacão

Quando o furacão Irma, o mais poderoso da década no Atlântico, ainda se aproximava da costa da Flórida, a ventania se intensificava, a chuva começava a cair quando, de repente, o mar começou a retrair-se.

Aos poucos, a água foi sendo sugada, recuando e afastando-se das costas e praias. Deixou um rasto de algas, pedras, troncos, ouriços do mar e caramujos.

Barcos, que antes boiavam à beira mar, ficaram afundados na areia. Essas cenas foram vistas várias vezes à medida que o furacão avançava para os EUA - e muitas imagens foram publicadas durante todo o fim de semana nas redes sociais.

As primeiras foram registradas nas Bahamas e, depois, nas costas de Key West, Naples, St. Petersburg, Sarasota e Tampa, cidades no oeste da Flórida.

E por que o mar recuou se o um ciclone estava se aproximando? Não seria o caso de a maré subir, provocar ondas e inundar tudo?

Como o furacão Irma se compara a outras tempestades históricas
Irma, Katia e José: É normal haver três furacões ativos no Atlântico ao mesmo tempo?

"Nem sempre isso acontece. Depende da força e da direção dos ventos do furacão", explica Juan Carlos Cárdenas, meteorologista do Centro Mundial de Prognósticos do The Weather Company, empresa de previsão e tecnologia de clima e tempo.

O fenómeno deixou muita gente surpresa e causou intensa discussão nas redes sociais.

continue a ler aqui