APLOP em foco
Rui d’Orey (AGEPOR): «A verdadeira revolução digital no shipping ainda não aconteceu»
No final do mês de Setembro, a APLOP (Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa) reuniu em Lisboa para mais um dos seus já célebres Congressos anuais. E, nos dois dias de trabalhos onde a Revista Cargo fez questão de marcar presença, foram muitas e boas as intervenções dos mais variados oradores.
É disso bom exemplo a intervenção de Rui d’Orey, o Presidente da AGEPOR que falou no painel subordinado ao tema ‘Tendências do Shipping‘. Debruçando-se sobre aquilo que o sector vem mostrando como tendência, Rui d’Orey começou por destacar a questão física dos navios, manifestamente marcada por embarcações cada vez maiores e com efeitos directos nos portos e respectivos terminais. «O tamanho médio dos navios está a aumentar, o que levanta um desafio aos portos: a capacidade dos seus terminais para servir esses novos navios», vincou o Presidente da Associação que representa os agentes de navegação portugueses.
Para além desse desafio nos Portos, Rui d’Orey identificou um outro relacionado com um mercado cada vez mais global e onde todos competem entre todos e vários pelas mesmas cargas. «Os portos terão cada vez menos hinterlands cativos», antecipou Rui d’Orey, recordando que «antes, os navios adaptavam-se aos portos e a carga era dos portos, adaptava-se aos portos, mas isso está a mudar». Ora, neste processo de mudança, o Presidente da AGEPOR defende: «Os portos terão de se posicionar para ganhar posição competitiva, não terão um mercado garantido nas novas cadeias logísticas».
«A verdadeira revolução digital no shipping ainda não aconteceu»
O fenómeno da digitalização vem ganhando cada vez maior importância no sector do transporte marítimo e dos portos. Porém, Rui d’Orey alerta para o facto desta nova tendência ainda não estar a ter os efeitos que se espera no shipping do futuro.
mais detalhes
|