Ambiente

Novas tintas para navios reduzem emissões de CO2

A Hempel, empresa de revestimentos para vários segmentos de negócio, incluindo marítimos, anunciou o lançamento de duas novas tintas anti-incrustantes, susceptíveis de aumentarem a eficiência dos navios e minimizarem a pegada ambiental, e que permitirão reduzir em 2,5% a perda de velocidade. São essencialmente tintas protectoras, que farão com que se poupe combustível e se reduzam as emissões de gases com efeito de estufa.

Estas tintas, colocadas nos cascos dos navios, permitem a protecção dos mesmos, evitando a incrustação de organismos marinhos nas superfícies do barco que estão em contacto com a água, diminuindo o atrito e, consequentemente, o consumo de combustível.

“A nossa gama Globic foi muito bem recebida no mercado e, desde o seu lançamento, em 2005, mais de 25 milhões de litros foram entregues em todo o mundo, com mais de 5.000 aplicações de embarcações alcançadas. A nossa nova série de revestimentos é o próximo passo na protecção anti-incrustação de alto desempenho”, refere Henrik Dyrholm, Gerente Global do Produto da Hempel, relembrando que este novo produto serve, não só para proteger contra lodo, sujidades ou organismos em todo o tipo de condições, mas também para evitar o estalar da pintura, graças às microfibras incorporadas na tinta.

fonte