Pescas

SÃO PAULO, BRASIL

Terminal Pesqueiro de Laguna retoma fábrica de gelo

O Terminal Pesqueiro Público de Laguna (TPPL), administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), publicou edital para nova fábrica de gelo. A produção foi interrompida em dezembro do ano passado devido vazamento de amônia. Os recursos para o investimento, cerca de 1,5 milhão de reais, foram destinados pelo Governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP), do Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA).

"Estamos trazendo um grande investimento para Laguna", diz o administrador do TPPL, Evandro Almeida. "A fábrica de gelo traz muitos empregos, fomenta a economia da região e é um grande apoio para os armadores de pesca", completa ele. Segundo Evandro Almeida, a retomada da produção vai ser conquistada devido ao empenho da Codesp: "trabalhamos incansavelmente, junto com o presidente José Alex Oliva e os técnicos da Companhia, para que viesse a acontecer esta tão desejada fábrica".

Para o presidente da Codesp, o objetivo é tornar Laguna o maior pólo pesqueiro do Brasil: "Com a fábrica em funcionamento, o terminal voltará a atrair o setor, beneficiando o Terminal com o pagamento de taxas de atracação e outros serviços, gerando empregos, investimentos, recolhimento de impostos ao município e o bem-estar social e sustentabilidade ambiental da região", afirma José Alex Oliva.

Estima-se que o 40% da economia do município de Laguna seja gerado pelo TPPL, que recebe embarcações de pescados destinados para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O gelo é fornecido para os navios e caminhões frigoríficos, para garantir o transporte de peixes e crustáceos. O setor pesqueiro movimenta a economia naval e rodoviária, bem como as empresas de beneficiamento de pescado, que atuam com importação e exportação.

O edital para equipar a nova fábrica de gelo, gerida pelo próprio Terminal Pesqueiro de Laguna, prevê o prazo de 120 dias para que a empresa vencedora da licitação conclua o serviço.

fonte